quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Seguro Garantia Leiloeiro


A economia não está fácil esses dias. A dificuldade em conseguir crédito está cada vez maior e a tradicional poupança não consegue superar a inflação. A soma desses fatores com a insegurança do mercado tem levados muitos profissionais liberais a pensar: “E agora?

Atividades que dependem de “dinheiro parado” sofrem ainda mais nesses momentos de incerteza econômica. “Dinheiro parado” é aquele que a empresa ou profissional deve depositar para poder exercer ou garantir certa função, como os Leiloeiros Oficiais do estados.

A profissão de leiloeiro está regulamenta desde 1932, no tempo que o Brasil ainda era ‘República dos Estados Unidos do Brasil’ e desde então no artigo 6º há a exigência de uma caução para garantir a boa prestação destes serventuários.

Uma opção para resgatar a caução feita em espécie, substituindo-a pelo seguro garantia é econômica e conta com grande aceitação nas Juntas Comerciais.

O seguro garantia para leiloeiros visa garantir a prestação de serviços destes profissionais, dando à Junta Comercial uma garantia sólida emitida por uma seguradora e ao leiloeiro a oportunidade de reforçar o caixa.

É um seguro desenvolvido exclusivamente para os leiloeiros matriculados de acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 17, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2013. Ele é usado para cobrir a caução exigida pelas Juntas Comerciais de cada Estado.

Esse produto é extremamente formal, e atende, assim, às exigências de garantia mediante conteúdo informado em publicação em editais pelas Juntas Comerciais de cada Estado, e pode ser usada, tanto por um leiloeiro recém matriculado, quanto para substituir e complementar a caução.

Como essa garantia pode ser adquirida?

Através da Nossa Corretora de Seguros. Nossa empresa tem profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado de seguros e especialistas no atendimento desse produto. Tem contratação fácil e ágil.

É o mesmo produto oferecido pelos bancos?

Não. A caução por meio das agências bancárias ocorre por meio da fiança bancária, e envolve um procedimento de análise de crédito junto à instituição. Isso pode tornar o processo mais burocrático e utilizar um crédito que poderia ser empregado em outras operações.

Como é feita a cotação desse seguro?

Não há cotação, pois o custo do seguro (prêmio) é fixado em um percentual do valor da garantia e não pode ser realizado por mais de um corretor. Dessa maneira não existe a necessidade de realizar uma pesquisa de preço.

O seguro garantia pode ser usado em outros contratos?

Sim, desde que preencha os pré-requisitos formais do produto, é possível usar essa garantia para evitar o dispêndio de valores em espécie ou garantias com averbação imóveis. É um produto muito versátil, alcançando ações em instancias superiores que exijam caução, contratos de licitação, contratos de prestação de serviço e outros.



Para mais informações, contate-nos!

 Fale conosco