quarta-feira, 15 de abril de 2020

Médicos, é hora da telemedicina. Cuidado!


Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Primeiramente quero deixar um agradecimento especial a todos os profissionais da saúde no enfrentamento contra a pandemia de COVID-19. São vocês os soldados do mundo nessa guerra.

A pandemia de COVID-19 continua intensa em diversos países do mundo. Em outros, ainda está em fase inicial. Para os profissionais de saúde, o desafio é muito maior. Os médicos, especialmente, além de enfrentarem diretamente os casos de coronavírus, tiveram liberação do Conselho Regional de Medicina para realizar atendimento à distância (online). A telemedicina, que estava se moldando, precisou ser urgentemente implantada. Existem diversos benefícios da telemedicina, mas como qualquer outro desenvolvimento existem também os riscos. Vamos falar aqui sobre os riscos de um atendimento médico à distância.

Imaginem um atendimento médico à distância. O médico tem de descobrir a enfermidade do paciente sem o suporte de exames laboratoriais, sem a presença em si junto do paciente e ainda terá de prescrever o tratamento adequado somente com as informações prestadas pelo paciente em uma ligação de vídeo, por exemplo. Será que os médicos terão todas as informações necessárias para prescrever o tratamento correto para o paciente?  E se o médico prescrever o tratamento inadequado e algo de ruim acontecer com o paciente? É um risco que pode acontecer, concordam?

A profissão do médico fica ainda muito mais exposta ao risco de um erro e o médico acaba tendo uma probabilidade muito maior de ser responsabilizado pelo erro. Esse é o risco da telemedicina. Ainda mais dentro do contexto de uma pandemia e isolamento social. Médicos precisam se proteger também para casos assim. Um processo por erro médico pode, além de prejudicar a carreira do profissional, ter um grande impacto financeiro. Para a proteção de situações como essa é que existe o seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

O seguro de Responsabilidade Civil Profissional é um instrumento que serve para a proteção do médico diante do risco de um erro causar um dano e acabar em um processo contra o profissional. Processo esse que é prejudicial para a carreira e pode ser muito prejudicial para a saúde financeira do médico. Com o seguro de Responsabilidade Civil Profissional contratado, é a seguradora quem arca com os custos de defesa do processo, caso o médico venha a ser processado. E é a seguradora também a responsável pelo pagamento da indenização do processo caso o profissional venha a ser condenado. O seguro de Responsabilidade Civil Profissional é um grande aliado para os médicos e todos os profissionais da saúde que possam ser responsabilizados por algum erro cometido.