sexta-feira, 17 de abril de 2020

Os riscos do home-office


Precisamos de isolamento social. Precisamos proteger pessoas. E quem pode ficar em casa, também tem de continuar trabalhando. Então vamos para o home office. Parece simples, mas existem riscos em um home office que muitos de nós negligenciamos. Muito mais pessoas em casa, muito mais riscos também. Vamos falar sobre alguns deles.

Diversas cidades adotando quarentena como uma das medidas de combate ao coronavírus. O que acontece dentro de casa, então? Vários pequenos problemas domésticos podem acontecer com mais frequência, como por exemplo: mais pessoas usando o chuveiro elétrico, pode levar à queima da resistência de maneira mais rápida. Várias pessoas usando simultaneamente diversos equipamentos, como microondas, ar-condicionado, computadores, etc que aumentam o consumo de energia e podem sobrecarregar as instalações. O uso de vários equipamentos em uma mesma tomada, com o uso de adaptadores, que pode levar à curto-circuitos. Agora imagina que você também tem de trabalhar, usando notebook, celular, seus ou da empresa, e qualquer um desses equipamentos vier a ser danificados por um curto circuito ou descarga elétrica? Além do prejuízo, trabalho paralisado. Olha a dor de cabeça!

Os riscos são inerentes à qualquer atividade humana. O que deve ser feito por cada um de nós é tomar atitudes que minimizem os riscos e que protejam, principalmente financeiramente falando, dos prejuízos caso algum dos problemas apontados antes venha a acontecer. Seus aparelhos estão seguros? Sua casa está segura? Existem diversos tipos de seguros que lhe auxiliam nesse momento. Um seguro residencial, por exemplo, pode proteger seus equipamentos eletrônicos já que você trabalha em casa. O seguro residencial também oferece serviços emergenciais especializados caso algum eletrodoméstico venham a ter algum problema. São diversas coberturas que protegem você, sua família e os itens dentro da sua casa. Fique em casa, mas fique protegido.