segunda-feira, 13 de abril de 2020

Sua empresa está preparada para o mundo pós-pandemia?

O grande desafio atual da humanidade é enfrentar a pandemia do coronavírus. Salvar o máximo possível de vidas. Para os negócios, o grande desafio é sobreviver aos efeitos da pandemia e ao mesmo tempo se preparar para um mundo pós-pandemia. Uma única certeza paira na cabeça de todos: o mundo será outro. Para os negócios, a demanda de consumo vai mudar, mais regulação, cadeias de suprimentos com grandes impactos, desemprego, recessão e uma crescente incerteza que vai permear o mundo. O que as empresas devem fazer para encarar o futuro?
Em um artigo da Harvard Business Review, Pedersen e Ritter adaptaram o modelo teórico de estratégia de Henry Mintzberg e propuseram os 5 Ps como: Posição, plano, perspectiva, projetos e preparação. Para os autores, 5 perguntas podem ajudar o seu negócio a se prepararem para o mundo pós-COVID-19.
1 - Qual posição você pode atingir durante e depois da pandemia?
Para tomar melhores decisões estratégicas você tem de entender muito bem a posição do seu negócio no ambiente. O que você pode ou não fazer? Quem são seus competidores? Qual o seu papel no ecossistema? É preciso agir o quanto antes para que você consiga preparar o seu negócio para o que virá.

2 - Qual o seu plano de recuperação?

O que você precisa fazer hoje para atingir os objetivos amanhã? O cenário mudou completamente e continua mudando muito rápido. Planos precisam ser atualizados ou refeitos completamente. 

3 - Como a cultura e a identidade do seu negócio mudarão?

A cultura e a identidade do seu negócio tem uma probabilidade altíssima de mudar como resultado da pandemia. A maneira como sua empresa vê o mundo e a si mesma terá um novo significado. As pessoas estarão mais unidas ou mais isoladas? Como sua perspectiva vai evoluir? O quanto sua organização estava culturalmente preparada para enfrentar a crise? Essas respostas vão ajudar você a identificar o que pode ser alcançado.

4 - Quais novos projetos você precisa iniciar, executar e coordenar?

Algumas atividades da sua empresa serão enterradas no pós-pandemia. Outras atividades serão elevadas. Algumas atividades essenciais você ainda não colocou em prática. Outras atividades você ainda estava estudando. O desafio vai ser priorizar quais novos projetos você deve colocar em prática.

5 - Quão preparado VOCÊ está para executar seus planos e projetos?

Quais recursos estão prontos para ser usados? Qual velocidade e qualidade dos processos de tomada de decisão? Os consumidores irão lembrar de como sua empresa se posicionou durante a crise.
Aproveitamos para adicionar algumas considerações sobre o que as organizações devem fazer no pós-pandemia. Um outro "P" tão importante quantos todos os cinco já explorados aqui: PROTEÇÃO.  A grande dificuldade das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, é ter caixa suficiente para enfrentar uma crise com ou sem precedentes. Ter caixa é ter recursos necessários para arcar com suas obrigações e, e uma crise sanitária como essa, proteger seus funcionários. Existem vários mecanismos de proteção para que uma empresa, seja ela de qual segmento for, possa utilizar e enfrentar crises. Mecanismos tanto internos quanto externos à organização. Então lembre-se dessa outra palavra: PROTEÇÃO.